Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Como recusar uma promoção na empresa?

Publicado por:
21 abr

03.31

Recebi uma oferta de promoção para ser gestor, mas não quero essa posição. O que devo fazer para declinar sem prejudicar minha carreira?

Embora o convite seja uma forma de reconhecer a competência, nem todos tem o desejo de assumir um lugar de gerência. Uma recomendação nesse caso é agradecer e procurar entender quais os fatores que motivaram o convite. Depois disso, é preciso discutir com quem o convidou sobre seu projeto de carreira.

Se seu perfil técnico foi a principal razão, isso não implica que necessariamente você seria um bom gestor. Fale com clareza dessa questão e do seu desejo de colaborar com a empresa no aspecto técnico e procure, se houver espaço, contribuir para outra solução, indicando profissionais que poderiam atender as necessidades da empresa.

Mas é importante avaliar também se sua recusa não está se dando apenas por receio do desafio. Se esse for o caso, vale conversar sobre quais são as expectativas para o cargo, as condições necessárias para dar certo e o plano de trabalho com prioridades e metas para os primeiros três meses de atuação. Essa é uma análise essencial, pois esclarece pontos necessários para o alinhamento de expectativas.

E se realmente optar por recusar, isso não quer dizer que outras oportunidades não acontecerão. Pode ser que sua clareza ajude a repensar o seu crescimento na área de atuação e a vislumbrar novas possibilidades.

Comentários

Deixe o seu comentário