Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Como dividir o tempo entre atividades estratégicas e operacionais?

Publicado por:
08 mar

03.41

Sou gestor, mas com a redução da equipe acabei acumulando muitas atividades operacionais. Como não descuidar das questões estratégicas?

Em um mercado de trabalho onde se busca profissionais cada vez mais polivalentes, a redução das equipes pode levar o gestor a acumular atividades operacionais e estratégicas.

O primeiro passo para contornar esse problema é buscar otimizar o tempo para se adequar às novas funções. Manter uma agenda bem dividida entre as demandas estratégicas e operacionais pode ajudar o gestor a se planejar e dividir melhor seu horário para cumprir todas as atividades. Outra ação é a análise das atividades da área e da possibilidade de redistribuição entre os componentes da equipe.

Saber delegar tarefas também é essencial. O mais indicado é identificar na equipe quem é mais capacitado para dar apoio no operacional e montar um sistema de monitoramento para acompanhar o andamento das demandas. Entretanto, não se pode esquecer que, como gestor, a responsabilidade pelos resultados é sua. Portanto, delegar é fundamental, mas monitorar é o que vai fazer a diferença.
Nesse caso, o melhor é dividir esse acompanhamento entre momentos de orientação individual e reuniões de monitoramento como a equipe. Essas reuniões podem ajudar muito na otimização do tempo, já que o gestor reúne todos os envolvidos e pode acompanhar os resultados e reorientar rumos.