Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Como escolher um curso para melhorar minhas competências?

Publicado por:
25 fev

04.21

O mercado está exigindo cada vez mais do profissional, que precisa manter-se constantemente atualizado em sua área de formação. Entretanto, na hora de escolher um curso de aprimoramento, é importante avaliar algumas questões para não acabar perdendo tempo e dinheiro.

O primeiro passo é verificar se o curso tem equilíbrio entre teoria e prática. Isto porque o estudo teórico é importante, mas a aplicabilidade na sua atividade profissional é o que realmente fará a diferença.

Em segundo lugar, é preciso buscar referências com quem já fez o curso em questão. Pergunte ao colega o que ele achou do conteúdo aprendido e se ele recomenda o investimento. Também vale visitar a instituição de ensino em questão e até, se possível, assistir a uma aula como aluno ouvinte. Às vezes o titulo adquirido é importante para currículo, mas, na maioria das vezes, o que deve ser levado em consideração são as vivências que você terá ao longo da formação. Há troca de experiências entre os profissionais? Os instrutores estão preocupados em desenvolver uma metodologia que possa ser levada para o ambiente profissional? Posso aplicar os conhecimentos imediatamente no meu trabalho? Essas devem ser algumas perguntas a se fazer.

Outra forma de avaliar antes de tomar uma decisão definitiva pode ser conversando com o coordenador do curso para entender melhor a proposta e grade curricular. Desta forma, você terá uma visão mais concreta e poderá decidir se a capacitação irá te agregar novos conhecimentos ou se será apenas uma repetição de tudo o que você já sabe.