Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Mudança de carreira a esta altura da vida?

Publicado por:
05 jan

04.21

Mudar de carreira nem sempre é uma decisão fácil de ser tomada. Além do medo da instabilidade financeira, muitos acham que já passaram da idade para recomeçar. Nessa hora, sempre vai existir insegurança, por isso é importante avaliar as probabilidades para correr riscos calculados.

A vontade de atuar em outra área não significa que se fez uma escolha errada no passado. Pode ser apenas uma mudança nas prioridades da vida. Porém, o primeiro passo antes de seguir com a decisão é analisar se você realmente quer mudar de carreira ou se está cansado das atividades do dia a dia, da postura do chefe ou decisões da empresa.

Se o desejo de mudar foi ocasionado apenas por algumas insatisfações, a probabilidade de não dar certo é grande, pois você pode encontrar exatamente as mesmas coisas em outra atividade. Depois disso, é hora de analisar se a sua idade é “aceitável” para uma reinserção no mercado de trabalho e se você tem habilidade para atuar na área pretendida. Ser realista é essencial.

Nunca faça esta mudança de maneira drástica. O ideal é ir mudando aos poucos, sem deixar a carreira anterior de uma vez, se for possível. Estude e teste o mercado, faça cursos ou especializações na nova área de atuação, participe de eventos, procure se relacionar com pessoas que trabalham no novo ramo e utilize o networking.

Procurar profissionais para ajudar nessa transição e estudar casos de quem teve sucesso ao mudar de carreira também pode ajudar. E caso a mudança não dê certo, não sinta medo ou culpa em voltar para a antiga área. O importante é correr atrás dos seus sonhos.

Comentários

Deixe o seu comentário