Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Montar o próprio negócio exige planejamento

Publicado por:
24 dez

01.4 1

É comum vermos casos de pessoas que são demitidas e, ao investirem o dinheiro da indenização na abertura do próprio negócio, se deparam com uma série de dificuldades. Por isso, é preciso ficar atento, empreender não é tão simples quanto parece e vai exigir alguns cuidados.

O primeiro passo para quem deseja enveredar pelo mundo dos negócios é verificar a viabilidade do empreendimento em questão. É preciso analisar se o produto ou serviço que você vai oferecer atende as necessidades e expectativas do mercado. Além disso, desenvolver o conhecimento sobre a área de negócio e capacitar-se é fundamental. Quando você tem conhecimento sobre o segmento, é mais fácil começar e esse conhecimento “abrir as portas” para o mercado.

Caso as respostas às perguntas acima sejam positivas e você conclua que a ideia é viável, o próximo passo é ordenar a área financeira. Calcular com precisão quanto será necessário para o investimento é fundamental, considerando sempre a possibilidade de que alguns valores possam oscilar e o negócio exija uma maior investimento do que o previsto inicialmente.

Após a verificação da viabilidade do negócio o momento é de estruturar o projeto empresarial: Estabelecer missão e visão claras; definir as ações estratégicas e suas metas para curto, médio e longo prazos; fazer análises de mercado e concorrência; e estabelecer quais serão os padrões de qualidade na relação com os clientes, empregados e parceiros, por exemplo, são pontos essenciais a serem pensados.

O planejamento é uma das partes essenciais do empreendimento, pois, ele permite ter uma visão estratégica e antecipar-se em relação a possíveis turbulências no negócio. Finalizados todos os passos, então, acompanhar periodicamente é fundamental. Um grande equívoco dos gestores é não monitorar os resultados. E saber que todo novo empreendimento exigirá uma grande dedicação para se estabelecer.