Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Jovens líderes podem ser mais exigidos na crise

Publicado por:
06 out

7.5trainees

Diante da conjuntura econômica atual, muitas empresas estão revendo sua estrutura e, com isso, aumenta a possibilidade de gestores intermediários e com menos experiência, assumirem mais responsabilidades. Mas como esses novos líderes devem lidar com a crescente exigência por resultados?

Para se adequarem ao período de instabilidade econômica, algumas empresas terminam por acelerar os processos de aposentadoria de profissionais mais antigos, reduzindo a folha de pagamento, mas principalmente, ajustando a equipe gerencial às necessidades de mercado. Uma das razões para essa escolha é que dificilmente um diretor assumirá as funções dos gerentes, mas o contrário pode acontecer.

Novos gerentes poderão, nesse momento, ter que assumir mais responsabilidades estratégicas, sem deixar de olhar a gestão que já realizava e o acompanhamento mais operacional. Nesse processo, as organizações procuram avaliar quais profissionais poderão responder melhor às exigências de fazer mais com menos, quais tem a disponibilidade de permanência na organização por mais tempo e a capacidade de ser multitarefa.

Para se adequar a essa nova realidade, os gestores intermediários deverão estar atentos aos seus processos de desenvolvimento nas habilidades de gestão, como o acompanhamento de equipes e o foco nos resultados. Além disso, é preciso ter a capacidade de visualização do mercado e de propor e implementar mudanças. Maior ainda é a exigência se o profissional é um jovem gestor.

Portanto, se você foi convidado a assumir responsabilidades além daquelas que seu cargo atual exige, procure estar atento a esses pontos. Estabeleça uma priorização de atividades e monte uma agenda de acompanhamento. Em época de crise, atender as exigências do mercado pode ser a chave para uma futura colocação de destaque.