Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Como evitar o endividamento em caso de demissão?

Publicado por:
29 set

033

Uma situação muito difícil na vida de uma pessoa é a perda do emprego. Isso afeta tanto o campo emocional quanto o financeiro. Principalmente agora, que em meio à crise, pode-se ter mais dificuldade do que o normal para se recolocar no mercado. Então, quais medidas tomar diante dessa circunstância?

Com relação ao campo financeiro, diante de uma demissão inesperada, alguns ajustes precisarão ser feitos para reduzir o endividamento. Coloque numa planilha todas as reservas que você tem, inclusive o valor da rescisão. Depois destrinche as despesas fixas e as extraordinárias.

Considere custos de alimentação, moradia, saúde, educação, transporte, além de despesas eventuais como, por exemplo, as compras parceladas que já foram realizadas. Com essas informações mais claras, analise item por item, avaliando onde pode cortar. Comece eliminando aquilo que não é essencial para sua sobrevivência, depois veja onde pode economizar no custo fixo.

Reduzir saídas, compras, trocar um programa mais caro por outro mais barato, negociar planos de telefonia, internet e reduzir gastos com energia são algumas alternativas. Faça essa análise e discuta a necessidade da redução de despesas com sua família. Só assim todos se comprometerão com a economia.

Se tiver que escolher quais contas pagar primeiro, analise os encargos por atraso e priorize os que são mais caros. Evite deixar de pagar a fatura do cartão de crédito, por exemplo, onde os juros são altos. Busque ainda renegociar prazos e serviços. Feito isso, calcule quantos meses você tem de reserva para garantir a sobrevivência.

Caso veja que esse montante será insuficiente, talvez precise vender algum bem. O importante é tomar essas medidas o mais rapidamente possível para manter o equilíbrio e ter a cabeça focada na busca de um novo emprego.