Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Vale a pena abrir um negócio ao perder o emprego?

Publicado por:
17 set

01.4 1

Num momento em que muitos profissionais estão perdendo seus empregos, vemos casos de sucesso no empreendimento de novos negócios. Mas será que esta é a melhor opção para todos?

Aventurar-se em um negócio próprio não é para qualquer um. A pessoa precisa ter um espírito empreendedor e suportar correr os riscos. Por isso, é importante avaliar algumas condições antes de tomar uma decisão: você tem o capital para iniciar o negócio e para se manter enquanto não tem retorno? Está preparado para trabalhar muito no início? Tem visão do mercado e estuda sobre as condições dele?

Outros fatores como disposição para buscar inovação de serviços ou produtos e conhecer seus clientes-alvo e ramo também são fundamentais neste processo. É bom perceber também que os profissionais que vem se destacando normalmente já atuavam no segmento e partem para um empreendimento individual. Por isso, procure investir sempre na área onde você já tem alguma experiência.

A questão da sociedade também deve ser avaliada. Se escolher ter um sócio, procure alguém que compartilhe dos mesmos valores e que possa contribuir com trabalho e financeiramente para o início do negócio. Entretanto, por mais que a relação seja de confiança, é importante deixar todos os detalhes da parceria documentados.

Outro ponto essencial é a qualificação. Muitas vezes, o profissional sai de uma função técnica e quando abre o próprio negócio acaba se perdendo na gestão. Por isso, é fundamental estar sempre se capacitando e buscando ferramentas para desenvolver um planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo.

Comentários

Deixe o seu comentário