Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Quero trabalhar fora do país. Como decidir?

Publicado por:
15 set

04.3

Muitos profissionais já pensaram em ter uma experiência fora do país. Esse desejo vem aparecendo ainda mais no discurso de alguns, devido ao momento de recessão que o Brasil está atravessando. Mas sempre há grandes dúvidas na hora de tomar uma decisão como esta. O que deve ser considerado, então?

Alguns pontos são fundamentais na hora de se candidatar a uma vaga de trabalho no exterior: domínio da língua, conhecimento da cultura e convergência com seu projeto de carreira. Será um trabalho temporário ou algo permanente? Em cada caso, o impacto no seu futuro será diferente e isso deve ser levado em conta.

Além disso, você deve procurar conhecer o custo de vida no país de destino, se a empresa irá bancar custos de plano de saúde, moradia, transporte, entre outros. Analise também a legislação trabalhista do local de destino. Nos Estados Unidos, por exemplo, benefícios pagos no Brasil, como FGTS, abono de férias e 13º salário, não existem. As despesas provenientes do processo de mudança também devem ser consideradas.

Tendo essas questões mapeadas, avalie os ganhos e perdas e considere que passará por um período de adaptação, no qual precisará se inserir em um país estranho. Pesquise ao máximo sobre a cultura local, como são as práticas profissionais na sua área e como é a rotina dos moradores locais. E lembre-se que uma decisão como esta sempre gera medo do novo e não há nada estranho em se sentir inseguro.