Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Meu chefe está agindo diferente. Corro risco de perder o emprego?

Publicado por:
03 set

03.61

Muitas vezes estranhamos quando o comportamento do gestor muda. Isso pode ser sinal de que algo vai mal. Caso seu gerente esteja deixando de convidá-lo para eventos importantes ou para almoços, ou não se interesse mais em dar o feedback do seu desempenho, isso pode indicar que ele não está lhe vendo mais como parte da equipe.

Em momentos de crise econômica, pode acontecer de uma redução de quadro estar a caminho e que o seu cargo esteja em perigo. Por essa razão, o constrangimento, mesmo que não consciente, pode ser a causa do afastamento entre vocês. Mesmo quando o gestor entende e concorda com as razões do corte, é comum que essa seja uma situação incômoda para ele. Sendo assim, é bom tomar algumas atitudes.

Primeiro reveja seu planejamento de carreira. Você está conseguindo seguir o que tinha planejado? Seus resultados são bons ou aquém do esperado? Sua atuação continua relevante para a organização? Sua remuneração está acima do mercado?

Depois Além disso, é interessante perguntar ao gestor como ele está vendo sua inserção na equipe e falar da sua apreensão. Se sentir que ele pode não estar sendo transparente (pode acontecer dele não estar autorizado ainda a falar sobre o assunto) se antecipe e invista em buscar alternativas no mercado.

Talvez seja a hora de pensar em algumas ações, caso você perca o emprego. Avalie suas qualificações e suas lacunas e procure investir em aprimorar-se. Converse também com outros profissionais que passaram por situações semelhantes e veja as alternativas e estratégias que eles colocaram em prática. Atualize seu currículo e resgate seus contatos.

Mas, mesmo diante da incerteza, enquanto estiver na empresa procure atuar de maneira proativa e focada nos resultados esperados. Nada de se deixar abater!