Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Como está seu processo de trabalho?

Publicado por:
13 ago

03.4

Nosso planejamento diário está sempre sujeito a interrupções constantes, seja o telefone que toca, novas demandas que chegam ou os colegas de trabalho que precisam da nossa orientação. Mas será que apenas esses fatores são suficientes para explicar a dificuldade em dar conta do trabalho?

Um fenômeno observado nas organizações e que pode explicar essa dificuldade em atender todas as demandas em tempo hábil é a falta de visibilidade do profissional sobre o processo de trabalho. É importante conhecer a lógica de trabalho, quem são os responsáveis pelos processos, quais os processos que servem de entrada para suas atividades e também como elas impactam os demais setores.

Outro ponto importante é discutir nas reuniões da sua área as interferências no andamento das atividades, externas ou internas à organização, e buscar soluções conjuntas. Para não se perder, você também deve estabelecer processo com começo, meio e fim.

Nada de ficar pulando de tarefa em tarefa, sem concluir nenhuma. É precisa saber dizer não a algumas demandas e estabelecer prioridades. Assim, sua produtividade poderá ser ampliada.

Já ao gestor, cabe identificar e deixar claro a quem o empregado deve recorrer quando houver um travamento no fluxo de tarefas e a autonomia de cada setor. Desta forma, evitam-se desvios desnecessários de informações que podem prejudicar o andamento dos processos de trabalho.