Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Como conciliar a distância entre casa e trabalho?

Publicado por:
07 jul

05.11 (1)

Para o profissional que mora em uma cidade longe do seu trabalho, existem alternativas para conciliar o emprego com a vida pessoal?

Em alguns casos, morar longe do trabalho não é um problema. Muitas funções permitem horário flexível ou cumprir o expediente em casa em alguns momentos. O fato de ter mais liberdade com os horários pode ser um facilitador para sair dos engarrafamentos corriqueiros no início e no final do dia. Além disso, se você tem metas bem estabelecidas e consegue ser disciplinado, algumas horas em home office podem ser importantes para terminar um projeto ou relatório sem as frequentes interrupções.

Morar longe também não precisa ser um empecilho para uma boa qualidade de vida. Associe a flexibilidade aos compromissos familiares, por exemplo. Horários alternativos, ao contrário do que se imagina, podem melhorar a produtividade. É importante, entretanto, manter um período no qual se possa conviver com os demais profissionais da equipe e participar de reuniões. Também exige o cuidado para não se isolar e depois se sentir “fora do time”.

Em alguns casos, mesmo que você tenha um horário de trabalho fixo, você também pode administrar o tempo. Se a empresa possui uma academia de ginástica, por exemplo, você pode ganhar esse tempo se exercitando ao invés de ficar preso num congestionamento. O fundamental é adotar alternativas que atendam à empresa e contribuam para a sua qualidade de vida.