Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Como está sua resiliência?

Publicado por:
12 jun

03.81

Resiliência, no conceito da Física, é a capacidade de um material voltar a sua forma prévia, após ser submetido a um impacto ou estresse. Já para a Psicologia, indica a capacidade das pessoas para superar situações de adversidade. Muito embora não seja uma característica pessoal, pois está associada também às condições do entorno social, ser resiliente é fator importante na vida profissional.

É muito comum, ao longo da trajetória de carreira, passarmos por muitas dificuldades e momentos de desmotivação. Por exemplo, um profissional pode passar dois anos tentando implementar um projeto inovador e ouvir dos colegas e gestores que não será possível.

Porém, se ele tem convicção de que dará resultado, não deveria desistir facilmente. O importante é estar atento ao momento adequado e criar as condições para que aconteça. Não deve nem cruzar os braços, nem insistir demais para convencer os outros. Precisa criar uma estratégia e executá-la.

Quem desenvolve a resiliência, por mais que passe por momentos de desânimo, assim como o metal amassado, pode voltar à condição anterior. Não desiste e insiste nos objetivos. A sabedoria está em saber o momento adequado para tentar novamente ou se, de fato, o projeto não vale e é melhor partir para outra.