Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Cuidado com os grupos de discussão online

Publicado por:
14 maio

9.0 geracaoY

É cada vez mais comum, principalmente por causa das Redes Sociais, que os profissionais façam parte de grupos de discussão online. Apesar de serem importantes veículos para troca de ideias, deve-se tomar cuidado com a exposição excessiva nesses canais.

Uma das formas de comunidades virtuais que tem se desenvolvido na internet são os grupos de discussão, em que pessoas se inscrevem em determinada lista e recebem mensagens eletrônicas de todos os inscritos, ou então acessam uma página, em que os tópicos em debate são desenvolvidos. Caso você participe de um grupo online, pode aproveitar para construir vínculos profissionais, trocar experiências, tirar dúvidas técnicas, etc.

Entretanto, é importante ter cuidado com o comportamento adotado nesses grupos, assim como ter atenção redobrada para não revelar informações restritas e estratégicas da sua empresa. Procedimentos internos ou ferramentas/tecnologias próprias precisam ficar preservados.

Lembre-se também que sua opinião, geralmente, vem acompanhada de uma assinatura: o seu nome profissional e o nome da sua empresa. Portanto, merece cuidado. Evite abrir assuntos off-topics, ou seja, discussões fora do sentido do tópico. Postagens de caráter comercial ou de propaganda também devem ser evitadas, assim como o uso do fórum como chat em conversas paralelas sem ligação com o tema em debate.

Trocar experiência será sempre enriquecedor, mas merece atenção para não prejudicar sua credibilidade diante dos colegas de profissão e da empresa para a qual trabalha.