Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Promoção sem capacitação: o grande erro no mundo corporativo

Publicado por:
31 mar

03.61

Muito comum vermos empresas promoverem profissionais que são bons tecnicamente, mas que acabam se tornando péssimos gestores. Mas por que isso ocorre?

Uma situação como esta acontece, principalmente, porque nem todo bom profissional pode ser um bom gestor. Antes da promoção, é importante que a o responsável pela promoção e o RH avaliem o perfil e o potencial da pessoa em questão, evitando, desta forma, “jogá-la na fogueira”.

É normal e saudável que as empresas queiram valorizar a “cria da casa”, mas precisam também pensar no suporte oferecido para que ocupe esse novo lugar. Ajudar a promover a capacitação deste profissional para a gestão, seja com cursos ou acompanhamento intensivo, é fundamental.

Além disso, muitas vezes o profissional quer ser promovido a gestor porque irá ganhar status e melhorar a remuneração, sem se dar conta das exigências inerentes ao cargo. Nessa situação, ser sincero é fundamental. Caso perceba que não está conseguindo atender às expectativas para a gestão, o próprio profissional deve provocar uma conversa sobre seu plano de desenvolvimento com seu gerente e com o RH.

Lembrar que ninguém nasce sabendo gerir uma equipe e buscar alternativas de capacitação são fundamentais para o sucesso do novo gestor e, por consequência, da empresa.