Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Denúncias na empresa. Como lidar com elas?

Publicado por:
19 mar

03.101

Descobri, através de uma informação anônima, que uma pessoa da minha equipe está fazendo pequenos furtos dentro da empresa. Como devo agir?

Situações de roubo dentro do ambiente de trabalho são sempre difíceis de tratar, principalmente quando não há provas claras. Quando uma informação sobre alguém que está realizando furtos é dada anonimamente, por meio de carta, por exemplo, é prudente ter duas questões em mente antes de tomar qualquer atitude: (1) pode ser uma ação de vingança de alguém; ou (2) o empregado que enviou de fato tem certeza do que está dizendo, mas tem medo da exposição ou não tem como provar.

De toda forma, a cautela no trato é fundamental, pois para se demitir um empregado por roubo é preciso ter provas irrefutáveis da ação, sob risco da empresa ser processada por calúnia e danos morais. Por isso, algumas recomendações são fundamentais para tratar esse tipo de situação.

Primeiramente, é fundamental solicitar orientação do setor jurídico da empresa. Em segundo lugar, deve-se realizar uma investigação de forma discreta e sigilosa. Nos casos em que se encontrem evidências irrefutáveis, pode sim ser feita uma demissão por justa causa. Mas como em muitas situações é difícil obter provas, mesmo quando se sabe com certeza, a maioria das empresas demite alegando outras razões. Nem sempre é fácil acatar essa opção e controlar as emoções da traição da relação de confiança, mas essa pode ser a melhor saída para evitar perdas maiores no futuro.