Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Os benefícios de um programa de estágio

Publicado por:
17 mar

03.31

Muitos estudantes ainda confundem estagiar com fazer parte de um programa de capacitação de jovens profissionais. Mas será que apenas conseguir uma oportunidade de desenvolver atividades de aprendizagem profissional durante a graduação garante uma boa formação e oportunidades futuras?

Com o mercado de trabalho cada vez mais carente de bons profissionais, a grande maioria das empresas já se conscientizou da importância dos programas de estágios e de trainee. A pesquisa da Exame Melhores Empresas de 2014, aponta para uma melhoria e sofisticação desses programas. Ao estruturá-los, renovam e aprimoram seus quadros, além de reter talentos. E para o estudante, que quando sai da faculdade é praticamente jogado em um mercado instável, competitivo e desafiador, ter a oportunidade de integrar um programa de estágio é mais do que um passo importante — é absolutamente necessário.

Por isso, na hora de procurar uma oportunidade para estagiar é importante analisar se a empresa ou organização em questão tem um programa estruturado, com objetivos claros e atividades bem definidas. Um bom estágio deve proporcionar uma série de aprendizagens em diversos assuntos relacionados à empresa, ao negócio e à área. Seu foco principal é a qualificação do profissional, por isso as rodadas de avaliação são frequentes e os feedbacks acontecem quase que diariamente. Esse acompanhamento permite ao universitário a visualização de suas competências e fragilidades, buscando o crescimento profissional. Também são oportunidades de desenvolvimento de outras habilidades e conhecimentos como, por exemplo, etiqueta profissional e administração do tempo.

Normalmente, nesses programas há a possibilidade de fazer grupos de estudo, tutoria com profissionais mais experientes, e oportunidade de aprender na prática o que é estudado na teoria em sala de aula.

Ou seja, já se foi o tempo em que estagiário era apenas uma mão de obra barata. Hoje eles devem ser vistos como profissionais que podem vir a ocupar posições estratégicas no futuro e gerar grandes lucros para a empresa.