Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

A importância da atividade física

Publicado por:
12 mar

05.11 (1)

Na correria do dia a dia, muitas vezes priorizamos as atividades de trabalho em detrimento de outras que também são importantes. Uma delas é a prática de exercícios físicos regulares. Muito embora muitos não coloquem na sua lista de prioridades, cada vez mais, diante da vida sedentária e do estresse diário, ter uma agenda para cuidar do corpo é fundamental para uma vida saudável e produtiva.

A prática esportiva constante pode impactar diretamente no nosso bom rendimento, no bem estar físico e mental e, por consequência, na disposição para o trabalho e afazeres domésticos. Para tanto, o ideal é fazer alguma atividade, como musculação ou corrida, todos os dias, ou pelo menos três vezes por semana. E não é necessário ficar várias horas fazendo exercícios e suando sem parar. “Pegar pesado” é para atletas.

A dica para conseguir incluir esse hábito tão importante no dia a dia corrido é simples: trate a atividade física como um hobby, não como uma obrigação. O maior empecilho à prática esportiva é aquela sensação que dá quando pensamos em ir para a academia: “Que saco ter que sair para malhar!”. Neste caso o esporte virou obrigação, e assim mais cedo ou mais tarde você vai desistir.

Utilizar horários mais “seguros” também pode ajudar. Procure não reservar uma hora muito próxima do início ou final do expediente para a atividade escolhida, pois a chance de acontecer um imprevisto e você faltar é grande. Uma agenda cheia de viagens a trabalho também não deve ser desculpa. Aproveitar a academia do hotel ou até mesmo levar um tênis na mala para 20 minutos de corrida ou caminhada já resolvem essa questão.

Mas apenas com a adoção de pequenos hábitos ao longo do expediente é possível sair do sedentarismo. Levantar-se de hora em hora e andar alguns metros ou trocar o elevador pelas escadas de vez em quando são ações simples que podem ser inseridas facilmente no cotidiano e ainda aliviam dores, vícios de postura e nos deixam mais ativos.