Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

A importância da escola no futuro profissional

Publicado por:
05 mar

04.21

Muitos se perguntam se estudar em uma boa escola vai fazer diferença na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho. Uma formação de qualidade pode, sim, ser um diferencial competitivo frente à concorrência, mas não se pode pensar que apenas estudar em um bom colégio ou faculdade vai garantir esse futuro.

Boas instituições de ensino são aquelas que trabalham os conteúdos de maneira consistente e conseguem conectá-los com o mundo ao redor. Além disso, promovem a construção da visão crítica e estimulam o desenvolvimento da cultura geral. Você pode, na sua vida escolar, ter todos os recursos a sua disposição, mas precisa fazer bom uso deles para se destacar.

Dedicação e compromisso com a aprendizagem são qualidades do estudante e responsabilidade dele, se quer de fato buscar um “lugar ao sol”. De nada adianta ter uma instituição renomada no currículo se o profissional não tiver condições de fazer uso desses conhecimentos de forma competente dentro do mercado de trabalho.

Além disso, não se pode esquecer que o “ensaio” que se faz na escola, como trabalhos em equipe, apresentações em público, pesquisas e diversificação de conhecimentos são importantes para o momento de se inserir no mercado de trabalho. Competências como boa comunicação e escrita, assertividade, elaboração de relatórios objetivos, entre outras, serão características testadas e avaliadas pelas empresas na hora de compor suas equipes.

Portanto, fazer uso das ferramentas de que dispõe durante o período escolar e tirar proveito das oportunidades de aprendizagem é fundamental para garantir o sucesso no futuro profissional.