Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Você está preparado para a diversidade?

Publicado por:
12 fev

03.11 (1)

Em um mundo conectado, globalizado e com oportunidades diversas, é cada vez mais comum a convivência com pessoas de várias origens culturais, inclusive no ambiente de trabalho. Você se preparou para trabalhar numa equipe com referências distintas às suas? Como lidar com a diversidade?

Primeiramente, é importante compreender que quando falamos de diversidade, estamos nos referindo a um conjunto de características de um grupo social e que o distingue de outros.

Saber manejar as diferenças entre os individuos para trabalhar bem em equipe é uma competência cada vez mais valorizada nas organizações. Muitas empresas já estimulam a convivência de profissionais de diversas nacionalidades através de projetos estratégicos e políticas de transferência. Além disso, não há equipe que se firme baseada em preconceitos.

Embora o traquejo com colegas com diferentes antecedentes, contextos socioculturais e formações técnicas seja um desafio, é necessário ter capacidade de adaptação e tolerância com as diferenças. Para isso, desenvolver o senso de cooperação e o foco nos resultados e no trabalho de vencer preconceitos é fundamental.

Erros comuns que profissionais costumam cometer são partir para generalizações e pensar nos colegas de equipe a partir de estereótipos. Por exemplo, achar que mulheres que têm filhos não podem se dedicar à equipe da forma necessária ou que um colega tem determinada característica apenas por ser de um grupo étnico ou de uma nacionalidade específica (como exemplos, achar que todos os alemães são organizados ou que todos os baianos são preguiçosos).

Embora possa parecer difícil de lidar e fácil para cair em lugares comuns, a convivência com outros traços culturais na equipe pode, sim, trazer benefícios tanto pessoais, quanto profissionais. Esta, cada vez mais, será uma competência importante para os profissionais que querem se destacar.