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Avaliação de desempenho: como receber um feedback?

Publicado por:
13 jan

7.0estagio trainee

A avaliação de desempenho, que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários levando em conta aspectos como comportamento, postura, conhecimento técnico e resultados, é cada vez mais comum nas empresas. Junto com a avaliação vem o feedback, quando o gestor deve passar para o avaliado todas as suas impressões. Mas como o profissional deve lidar com esta situação quando a crítica é negativa?

Estamos acostumados a ouvir a opinião de diferentes pessoas – colegas, chefes, familiares, cônjuge, amigos – sobre nossas escolhas e condutas. Porém, quando esses pareceres não são dos melhores, nem sempre reagimos de maneira adequada. Em geral, sofremos ao receber críticas. No ambiente profissional, que, muitas vezes, envolve competição e disputa, a avaliação desfavorável pode pesar ainda mais.

Diante de um feedback ruim, algumas atitudes precisam ser evitadas ao máximo, como negar a crítica, exaltar-se, desabar em lágrimas, acusar outra pessoa ou distorcer a informação para pior, julgando-se incompetente para aquele trabalho. Pode acontecer de você discordar da opinião de seu gestor, mas tente entender os motivos pelos quais ele chegou a tais conclusões. Se ele estiver mesmo equivocado, você será o maior interessado em discutir a respeito — de forma calma e habilidosa — e mudar a impressão que ele tem de seu trabalho. Mas para essa discussão é importante trazer exemplos práticos que corroborem suas percepções. Também é fundamental estar aberto a refletir sobre a percepção do outro, escutando atentamente o que lhe é dito.

As avaliações de desempenho devem ser experiências positivas e boas oportunidades para você conversar honestamente com o seu gerente sobre a progressão de sua carreira. Comportamentos inadequados não só podem fazer com que o avaliador enxergue imaturidade e descontrole emocional em você, como invalidam totalmente a oportunidade de aprendizado.

E ao fim da conversa, agradeça e diga que irá pensar no que foi falado. Cumpra o prometido, fazendo uma reflexão sobre o feedback e filtrando as informações que podem ser úteis para o seu aprimoramento profissional.