Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Você se preparou para as vacas magras?

Publicado por:
21 out

05.3

Muito se tem falado sobre uma possível recessão e crise no Brasil. O mercado já vem sentindo esse momento econômico e as empresas estão montando seus planejamentos considerando que 2015 será um ano difícil. Mas será que esse mesmo cuidado deveria ser tomado também pelos profissionais?

Estar atento ao movimento do mercado, avaliar a alta de alguns custos e a possibilidade de menor ganho financeiro, inclusive na distribuição de resultados das empresas, é fundamental para que o profissional se previna em um momento pré-crise. Todo mundo, independente de ser autônomo, empreendedor ou empregado, deve investir em uma reserva financeira.

Esse cuidado tanto é importante para pensar em uma velhice estável como para ter mais tranquilidade na época das vacas magras. Profissionais com reserva financeira podem utilizá-la quando um evento inesperado acontece. Uma demissão repentina, uma doença ou até mesmo um carro quebrado podem demandar mexer em uma poupança. Imagine se ela não existir?

Se você não tem receita fixa, é ainda mais importante estar preparado para uma possível retração de mercado. E quando as vacas engordarem novamente é essencial priorizar o resgate daquela reserva que foi a salvação no período de aperto.

Comentários

Deixe o seu comentário