Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Você está preparado para competir?

Publicado por:
16 out

7.4estagio 1

Quando está no seu local do trabalho você se imagina em um jogo? Encontrar pessoas competitivas no ambiente corporativo é cada vez mais comum. A competitividade é saudável para o crescimento e planejamento de metas, porém é preciso estar atento para não extrapolar a linha do bom senso e da ética.

Muito se fala em preparação técnica para competir no mercado de trabalho. Enriquecer o currículo é, com certeza, uma parte da estratégia para a competitividade. Mas alguns pontos precisam ser trabalhados. É importante ter consciência de que a competição de fato existe. Não só no âmbito profissional, mas nos diversos campos da nossa vida pessoal. Não é preciso negá-la, mas saber lidar de maneira equilibrada com ela.

Você já se deparou, por exemplo, com entrevistas coletivas ou dinâmicas de grupo para um processo seletivo? Nessa hora, podem surgir dúvidas sobre como se comportar frente aos concorrentes. Não há problema em procurar conhecer os outros candidatos e fazer bons vínculos. Trocar cartões de visitas, se houver oportunidade, pode ser bom para a rede profissional.

Já dentro da sala de entrevistas, um cuidado que se deve tomar é o de manter o respeito aos concorrentes. Ser cordial e não querer se exibir demais. Passar uma impressão de superioridade – ou esnobismo – é extremamente prejudicial. Pode indicar uma dificuldade em lidar com o trabalho em equipe, além de ser pouco educado.

Dar tempo para outros candidatos falarem e não interrompê-los pode ser uma boa dica. Se você consegue lidar bem com essa situação durante o processo seletivo, pode indicar para o entrevistador uma facilidade também em lidar com a competição dentro da equipe de trabalho.

Portanto, cuidado com sua atitude na hora de competir.