Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Você é uma pessoa “multitarefa”?

Publicado por:
07 ago

7.2 estagio 1

Diz a crença popular que, na hora de realizar tarefas simultâneas, seja cuidando da família ou no ambiente de trabalho, não há quem vença as mulheres. Elas podem falar ao telefone, responder um e-mail e ainda pensar na solução de um problema, tudo isso ao mesmo tempo.

Mas a realidade é que a necessidade de conciliar trabalho e outros afazeres nos dias de hoje tem aumentado de maneira expressiva, então todos parecem ter que ser “multitarefa”, ou seja, hábeis em fazer tudo ao mesmo tempo e agora. Entretanto, estudos indicam que realizar várias atividades simultaneamente pode ser contraprodutivo em alguns casos, principalmente quando o assunto é trabalho.

A explicação seria que o nosso cérebro pensa em apenas uma atividade de cada vez e, quando necessário, muda o foco do interesse, saltando assim de uma coisa para outra sem, de fato, finaliza-las corretamente. Assim sendo, da próxima vez que você for realizar algum trabalho, ler um relatório ou qualquer coisa que exija atenção e concentração, fique atento e siga algumas dicas para aumentar a produtividade:

• Faça uma lista do que precisa fazer por prioridades, definindo curto, médio e longo-prazo;

• Tenha foco e elimine tudo o que pode lhe distrair como, por exemplo, coloque o seu celular no modo silencioso, peça para não ser interrompido, desabilite suas redes sociais (que ficam lhe avisando quando alguém postou algo), não leia e-mails etc;

• Estabeleça um período de trabalho de, por exemplo, 20 ou 30 minutos exclusivos para realizar determinada tarefa e não o interrompa de maneira alguma. Após este período, você poderá tomar seu café, ir ao banheiro, responder suas mensagens etc.

• Organizar seu espaço de trabalho e sua cabeça na hora de executar suas atividades pode ser um diferencial.

Mesmo sendo difícil muitas vezes na correria do dia a dia, reservar tempo para a concentração é fundamental para a qualidade da produção, pois até as pessoas que estão acostumadas com um dia acelerado precisam desse momento.