Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Devo estudar fora do país?

Publicado por:
05 jun

01.2 1

Segundo a Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association), nos últimos anos foi registrado um aumento de 15% na procura por viagens de intercâmbio, seja para o estudo de uma língua estrangeira ou para realização de estágios ou cursos de especialização. Mas muitos jovens ainda têm dúvidas sobre a importância de trilhar este caminho no processo de desenvolvimento da carreira.

As perguntas principais são: qual a real relevância profissional que um intercâmbio irá trazer para este jovem? E o dinheiro gasto nesta empreitada será recompensado? Não seria melhor investir em outros cursos no meu país?

Vale lembrar é que toda experiência é enriquecedora e que estudar fora não é a única forma de se desenvolver e se destacar no mercado de trabalho. Há várias maneiras de se construir uma carreira e pensar a estratégia para cada tipo de profissão é fundamental.

Uma maneira de se qualificar sem precisar sair do país é buscar experiências de estágio em campos de atuação variados, para ter uma visão mais completa sobre a profissão escolhida. Outra é, dentro da empresa onde está estagiando, passar por diversas áreas ou engajar-se em projetos distintos.

Mas se a experiência no exterior é relevante para seu enriquecimento profissional e pessoal, há várias formas de atingir esse objetivo. Na busca pelo seu emprego, é interessante pesquisar empresas que invistam em programas de capacitação para seus profissionais que incluam estudo de línguas e até intercâmbios. Essa é uma prática comum em empresas multinacionais ou que precisam de profissionais com qualificação diferenciada. Essa pode ser uma forma de se conseguir a experiência internacional atrelada a um projeto profissional, o que pode enriquecer a carreira e dar foco. Mas, ainda assim, é importante lembrar sempre que sua carreira é construída por você.