Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

A Importância de Escrever bem

Publicado por:
13 mar

03.4

Vive-se num tempo em que a comunicação acontece de maneira cada vez mais intensa e acelerada. A linguagem das mídias sociais — mais coloquial, com muitas abreviações devido à velocidade que esses canais de comunicação exigem — é amplamente usada, especialmente pelos mais jovens.

No ambiente de trabalho, porém, as coisas são um pouco diferentes, e o informalismo deve ser colocado um pouco de lado. As organizações têm valorizado os profissionais com boa capacidade de comunicação, tanto na fala quanto na escrita, incluindo, por exemplo, prova de redação nos seus processos seletivos.

É importante dizer que a habilidade para escrever textos com sentido e mensagens bem articuladas é algo que exige treino e dedicação, além de muita leitura. E-mails mal redigidos, com pouca clareza, e apresentação de slides com erros de ortografia podem criar situações constrangedoras e até gerar a impressão de que o profissional é descuidado no cumprimento das suas atividades.

Na hora de se comunicar é preciso estar atento ao contexto em que se está inserido e aos destinatários. No ambiente profissional deve-se esquecer do informalismo das mídias sociais, especialmente no momento da escrita —habilidade cada vez mais procurada pelas empresas.