Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Morar no Exterior: A Busca por Experiência Profissional

Publicado por:
06 fev

04.0 desenvolv

Na coluna anterior, falamos sobre morar no exterior para estudar. Mas há também muitos jovens que desejam fazer as malas visando a um objetivo diferente: o de adquirir novas experiências profissionais. E para eles tampouco faltam oportunidades.

Em geral, quem busca ser expatriado ainda está em início de carreira e não tem filhos. Todavia, nem sempre é esse o perfil mais procurado pelas empresas, já que, na maioria das vezes, os escolhidos são de nível intermediário.

É importante, assim, que, caso a empresa ofereça oportunidades em outros países, os mais jovens ganhem expertise e observem as qualificações básicas exigidas, lembrando que dominar o idioma do local desejado é sempre um diferencial. De qualquer forma, não se pode esquecer de conversar sobre a vontade de expatriação com seus gestores e os responsáveis pelo setor de Recursos Humanos, colocando-se à disposição.

Recomenda-se fazer uma avaliação dos ganhos e das perdas com uma oportunidade fora do País, pois sempre há um choque cultural e um período de adaptação necessário. Talvez seja preciso se dedicar bastante para conseguir partir, mas o conhecimento de uma nova cultura e o crescimento na carreira certamente compensam. Preparar-se para isso é fundamental.