Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Experiência Internacional

Publicado por:
16 jan

01.61

Você já pensou em trabalhar fora do País? Com a presença das grandes empresas em cada vez mais países, há uma boa chance de os profissionais interessados conseguirem uma realocação.

Para quem não está casado, não tem filhos e tem menos compromissos aqui, se envolver em uma atividade desse tipo pode representar um salto na vida profissional e pessoal. O primeiro passo é se informar na empresa sobre a possibilidade, as condições e os requisitos. A segunda prioridade é se preparar: é importante colher informações sobre os países em que a organização atua, aprender novas línguas, especialmente o inglês — que é universal —, e conhecer a cultura desses lugares.

Caso não seja possível ir para outros países, muitas vezes há também a chance de se ter contato direto com estrangeiros em projetos específicos dentro da própria empresa. Participar deles pode ser uma boa oportunidade de fazer um primeiro contato com essa outra realidade.

Independentemente da opção escolhida, essa nova empreitada vai demandar flexibilidade, perseverança e disposição para enxergar aspectos positivos do contato com culturas diferentes — e não simplesmente se preparar para dificuldades. Toda mudança é difícil, mas com planejamento e boa vontade, o contato com o exterior tem tudo para ser uma experiência positiva.