Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Janeiro é férias

Publicado por:
26 dez

05.2

Ninguém duvida de que janeiro é um bom período para se tirar férias. Portanto, se você passou pela batalha do vestibular e deseja aproveitar o momento para dar uma relaxada, a dica é: aproveite! Parece óbvio, mas não é, pois saiba que, depois de entrar no mercado de trabalho, não vai ser nada fácil conseguir folgar nessa época, quando a concorrência costuma ser grande.

Mas, seja você vestibulando, seja profissional, o importante é planejar bem o seu lazer. Planejar antes de partir — para não deixar pendências; planejar logisticamente — para onde vai, como vai, onde vai ficar; e planejar financeiramente — o que vai gastar, como vai gastar, em que vai gastar. Quanto à duração do recesso, o ideal é que ele tenha em média quinze dias. Esse é o intervalo de tempo recomendado para que uma pessoa consiga se desligar completamente do trabalho.

Outro ponto importante a que você deve estar atento é fazer o que gosta. O período que você tem para recarregar suas baterias precisa ser usado do modo que mais lhe convém, e não como os outros gostariam que fosse. Apenas tenha cuidado com os excessos — de álcool, de gastos, etc. No mais, aproveite o tempo livre também para resolver suas pendências: vá ao médico, regularize seus documentos, conviva mais com amigos e familiares, etc.

Por fim, uma última, mas não menos importante dica: saiba o momento de voltar das férias. É preciso chegar devagarzinho. Voltar bruscamente não vai lhe fazer bem. Deve haver um tempo de transição para desarrumar as malas, ver quanto gastou e, principalmente, retomar o cotidiano e preparar-se para o que está por vir. Boas férias!