Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Universidade não Garante Vaga de Estágio

Publicado por:
17 dez

01.61

Há quem pense que estudar ou ter estudado em determinadas universidades é suficiente para conseguir uma vaga de estágio ou de emprego. De fato, há organizações que buscam estudantes provenientes de instituições mais renomadas, mas isso não é tudo.

Em relação à instituição de ensino, algumas empresas levam em consideração também aspectos como a qualificação do curso no MEC. Mesmo em boas universidades pode haver cursos cujo conceito é mediano ou baixo, o que pode influenciar negativamente.

Do ponto de vista do aluno, ter boas notas no histórico e estar envolvido com outras atividades extraclasse — como monitorias, projetos voluntários, iniciação científica, etc. — também pode contar a favor. Outro fator muito relevante é a postura do candidato. Num processo de seleção, um avaliador experiente geralmente consegue observar se o candidato se preparou para a entrevista, se buscou informações sobre a empresa, como se comporta durante a seleção e como se apresenta. E isso muitas vezes é determinante para que seja escolhido.

Para resumir, apesar de o nome da universidade ter algum peso nos processos seletivos, de modo geral conseguir uma vaga depende muito mais do candidato do que de outros fatores. Afinal, como se diz, muitas vezes é o aluno quem faz o curso.