Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Definindo o Feedback

Publicado por:
10 dez

9.51 (1)

Nesta edição da Conexão Profissional, será abordado um tema crucial para as empresas: o feedback. Apesar de ser proveniente do inglês, é uma palavra muito usual no nosso vocabulário e principalmente no dia a dia profissional. Os principais dicionários definem feedback como “resposta a uma situação; retorno” e “capacidade de dar e receber opiniões, críticas e sugestões sobre alguma coisa pessoal ou profissional”.

Esta última definição é a que se encontra mais presente no meio empresarial. Ou seja, de modo geral, seria o momento em que se passa uma informação sobre o desempenho do profissional e a avaliação deste em relação aos padrões estabelecidos pela empresa.

O feedback é, então, uma prática positiva que visa ao crescimento do profissional e deve ser encarado como uma oportunidade de apontar as necessidades de melhoria, inclusive reconhecendo e estimulando os aspectos que merecem elogios.

Recomenda-se que o feedback seja feito em tempo real. Deixá-lo para depois pode significar uma perda de oportunidade para a melhoria. Essa atitude só se justifica quando não é encontrado um momento oportuno. Além disso, é importante fazê-lo de forma objetiva, num espaço adequado e de maneira reservada. Esses cuidados contribuem para a aceitação das críticas. A pessoa que dá o feedback precisa também ter uma postura “aberta”, lembrando que quem recebe pode discordar dela e apontar outros fatos sobre seu próprio desempenho.

Por fim, deve permanecer o entendimento de que o foco da prática de dar feedback é, na verdade, o reconhecimento do profissional e, fundamentalmente, o investimento na melhoria de seu trabalho, que culmina, então, na melhoria da empresa como um todo. Portanto, ele não pode se tornar um ato de vingança, ofensa pessoal ou situação de constrangimento. Em outras palavras, em vez de um “banho de água fria”, é uma mobilização para a mudança, que visa tanto à equipe quanto à instituição.

Na próxima edição, a Conexão Profissional abordará o tema novamente, focando na recepção desse feedback, principalmente entre os jovens profissionais.

Comentários

Deixe o seu comentário