Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Mídias Sociais Pessoais

Publicado por:
15 out

03.4

Redes sociais como o Facebook e o Orkut, que têm foco em relacionamentos pessoais, estão cada vez mais interligadas com outras mídias de foco profissional. A partir do momento que algo é publicado na internet, nada impede que uma empresa ou outro profissional da área de seu interesse tenha acesso a esse conteúdo. Portanto, o cuidado com a imagem também deve estar presente nas mídias de uso pessoal.

Não são raros os casos em que profissionais publicam no Facebook frases como: “Que reunião chata!”, “Saí de uma reunião com um cliente difícil”, etc., esquecendo que essas afirmações denigrem a sua própria imagem e a da empresa e podem ofender outras pessoas. Cria-se, então, uma situação desconfortável e delicada para todos. Em alguns casos, inclusive, o dano causado à imagem da pessoa que publicou determinado conteúdo é irremediável, podendo levar à demissão. Para evitar transtornos, o ideal é compartilhar esse tipo de opinião apenas com pessoas de confiança e em espaços reservados. O que se comenta com um colega numa conversa informal não é conteúdo para mídias sociais.

Toda atenção também é pouca quanto ao uso da ferramenta do check-in. Através de um clique de um dispositivo móvel (celulares, smartphones, tablets, etc.), é possível publicar nas redes o lugar onde você se encontra. Ela tem a finalidade principal de sinalizar se, em determinado evento ou ambiente, há pessoas da sua rede, facilitando o contato pessoal. Mas o check-in em redes sociais, se não for utilizado com parcimônia, pode levar a exposição a níveis não indicados. A utilização frequente e recorrente desse artifício deixa registrado para milhões de pessoas o roteiro da sua vida pessoal, expondo quem utiliza a rede e a família a riscos desnecessários.

No mais, o importante é utilizar o melhor dos recursos disponibilizados pelas mídias sociais, que é o contato com pessoas de interesses comuns com os seus (seja no aspecto profissional, seja no pessoal), sem se esquecer de cuidar da imagem. Pois, com o atual poder de propagação de informações na internet, é preciso ter sempre em mente que qualquer pessoa pode acessar o que está sendo publicado. E, uma vez na internet, para sempre no mundo!