Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Além da pós

Publicado por:
06 ago

01.61

O mercado de trabalho não tem lugar para amadores; por isso, aperfeiçoar-se é um imperativo. Ter uma pós-graduação ou um MBA deixou de ser um diferencial competitivo, na medida em que grande parte dos bons profissionais hoje em dia possui uma especialização no currículo.

Portanto, é preciso ir além da atualização formal, que garante a certificação e um bom currículo, para buscar outras formas de se mostrar competitivo no mercado. Atenção aos relacionamentos, por exemplo, conta pontos. Para tanto, mantenha-se de “antenas sintonizadas” na sua área de atuação. Estar em contato com profissionais e empresas que são referência no mercado é bom para o seu trabalho e é bom para você, que tem o seu nome sempre lembrado e pode ser indicado para eventuais oportunidades.

Outro ponto observado é o cuidado com as finanças pessoais. A boa gestão do próprio patrimônio indica se você é organizado e se apresenta competência ou não para lidar com o patrimônio da empresa. A ideia é: quem não cuida do que é seu pode ter mais dificuldade para cuidar do que é de terceiros. As empresas — acredite! — estão ligadas nisso.

Mais uma dica importante é procurar o autoconhecimento: cultivar uma postura crítica quanto a si próprio, ter consciência dos seus pontos fortes e fracos e, acima de tudo, saber aonde se quer chegar num horizonte próximo, ou seja, de cinco a dez anos.

Esses cuidados são bastante valorizados pelo mercado. Eles indicam que o profissional pensa estrategicamente e é capaz de se planejar. São qualidades que não se comprovam por diplomas, mas que as empresas têm um faro incrível para detectar