Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

É chegada a hora!

Publicado por:
19 mar

02.2 (3)

Um momento de especial significado na vida do estudante, com frequência acompanhado de inquietações, é a hora do vestibular e o início dos processos seletivos das principais universidades. Nesse instante, vários são os sentimentos que o tomam.

Uma série de questionamentos surge à medida que se aproximam as avaliações. “Será que o tempo dedicado aos estudos e a atenção dada aos conteúdos abordados em sala de aula foram suficientes?”, “Será que busquei me manter atualizado (lendo jornais, acompanhando os noticiários) como deveria?”, “Será que abdiquei, quando preciso, de baladas, saídas com amigos e da hora do descanso?”, “Será que chegou a hora de relaxar e não estudar mais?”

O importante, nesse momento, é valorizar o que sabe, o seu aprendizado, e administrar bem o tempo que resta para se dedicar ao máximo a alguns conteúdos em que ainda há dúvidas ou àqueles a que não se dedicou o suficiente. A hora não é de baixar a guarda, e sim de investir no que considerar necessário e que possa fazer diferença no seu desempenho e no resultado de suas provas.

Outro ponto para ficar atento é não se deixar assustar por sentimentos como ansiedade ou medo. Entender que esses sentimentos são legítimos — naturais em determinadas etapas da vida — é fundamental para manter a calma na hora das provas. Além disso, eles são indicativos do reconhecimento de que é preciso fazer algo para conquistar o alvo desejado.

No momento da avaliação, é normal se sentir apreensivo ou até angustiado. O que não vale é se sentir paralisado, sem capacidade ou sem vontade de tentar e seguir em frente. Por outro lado, a ausência desses sentimentos pode provocar confiança excessiva a ponto de se acreditar que não é preciso fazer qualquer esforço para ter sucesso nas provas.

O segredo é manter a medida: concentrar-se no que precisa melhorar e confiar no conhecimento já conquistado. Boa sorte!