Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Cuidado antes de promover um bom técnico a líder

Publicado por:
08 abr

10.21

É muito comum encontrarmos empresas que promovem para cargos de gestão profissionais que se destacam pela competência técnica. Esta é, inclusive, uma estratégia bastante utilizada no meio empresarial como uma prática de reconhecimento e motivação das equipes. No entanto, é preciso cuidado para não acabar perdendo um ótimo técnico e ganhando um mau gestor.

Para não cair na armadilha de promover um profissional equivocadamente e acabar colocando alguém que estava em um lugar de competência para uma posição de fracasso, é importante avaliar aspectos que vão além do conhecimento e o desempenho da pessoa em questão. Afinal, liderar equipes exige outras habilidades, como saber lidar com gente, mediar conflitos, cobrar resultados, entre outras.

Por isso, antes de tomar uma decisão, vale avaliar os cenários, amadurecer a ideia e conversar abertamente com o profissional que está sendo cotado para a promoção, dando visibilidade dos ganhos e riscos de assumir o novo desafio. É preciso deixar claro o que a empresa espera do empregado, em termos de desempenho e atitudes para a nova função.

Isso porque, na maioria das vezes, depois de consolidada a mudança, só existem duas alternativas: fazer dar certo ou desligar o profissional. Mas também é preciso lembrar que ninguém nasce sabendo gerir uma equipe e que buscar alternativas de capacitação é fundamental para o sucesso do novo gestor e, por consequência, da empresa.