Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

O impacto da ansiedade na produtividade

Publicado por:
01 abr

06.1 motivação11

Diante de tudo o que estamos vivendo, é muito comum encontrarmos pessoas que desenvolveram crises de ansiedade. E são vários os efeitos negativos de um quadro ansioso, que quando não é tratado, pode impactar diretamente na motivação e na produtividade do profissional.

Medos, angústia, estresse, dificuldade de concentração, sudorese, episódios de esquecimento, falhas constantes; todos esses são sintomas relacionados em alguma medida com a ansiedade. E principalmente neste momento pelo o qual estamos passando, com mais uma fase crítica da pandemia no país, esses efeitos podem se tornar ainda mais intensos.

Por isso, é papel dos gestores estarem atentos à saúde mental das suas equipes, identificando e tratando casos de ansiedade, buscando entender e criar alternativas possíveis para cada situação. Mais do que nunca, é essencial que as lideranças estejam atentas ao clima organizacional e invistam em ações, mesmo que pequenas, mas que façam a diferença no ambiente de trabalho.

Isso envolve formar uma rede de apoio, dar suporte, conversar, mostrar que entende a situação e que está presente para escutar o que o profissional está passando, além de estimular um clima o mais positivo possível. Essa postura de aproximação e compreensão do gestor pode facilitar e incentivar a motivação e o engajamento da equipe, mesmo diante do momento difícil.