Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Equipes são reflexos dos seus líderes

Publicado por:
18 mar

03.21

É principalmente em períodos de crise e dificuldades que as empresas percebem o quanto é importante manter as equipes motivadas e produtivas. Porém, algumas ainda acreditam que oferecer um bom salário, benefícios e um plano de carreira é suficiente para que isso aconteça, quando, na realidade, o engajamento do time é reflexo da atuação das lideranças.

É papel indelegável do gestor ser a ponte entre a organização e os empregados, comunicando de forma eficiente e clara suas políticas e ações, missão e valores. Atuar com uma gestão participativa, abrir espaço para opiniões e críticas, ouvir os medos e não desconsiderar as preocupações da equipe também são ações importantes para promover a motivação e, consequentemente, melhorar os resultados.

É muito diferente do modelo “eu mando, você obedece”. Esse formato não engaja, gera desconforto e reflete diretamente nos resultados. É visível que, quando há centralização ou uma gestão baseada no medo, os impactos vão acontecer em vários aspectos – falhas constantes, rotatividade, excesso de faltas, metas que não são cumpridas, entre outros.

Por outro lado, quando a liderança é inspiradora, ela é capaz de sustentar a equipe em qualquer circunstância. O empregado passa a admirar e construir uma relação mais próxima com a empresa, podendo atuar com maior envolvimento nas tarefas, refletindo ainda na qualidade das entregas e no atendimento ao público, no bom clima organizacional e na imagem que chega para quem está de fora, o que faz toda a diferença nos bons, mas principalmente nos maus momentos.

Comentários

Deixe o seu comentário