Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

É possível implantar um sistema de remuneração variável em momentos de crise?

Publicado por:
11 mar

01.3 1

O sistema de remuneração variável é uma excelente ferramenta para obter das equipes maior compromisso, empenho e satisfação com o trabalho. Afinal, com os profissionais mais focados no atingimento de metas e entrega de resultados, todos ganham. Mas será que agora é o melhor momento para implantar um sistema como este?

Numa situação de pandemia e crise econômica pela qual estamos passando, em que muitas empresas precisam se manter preocupadas com o caixa para sobreviver, pensar em uma divisão de resultados pode assustar. Até porque o cenário de insegurança e incertezas ainda é grande. No entanto, os benefícios de implantar um sistema de remuneração variável agora podem compensar.

É fato que a motivação e o engajamento aumentam quando os empregados têm a visibilidade de que o seu desempenho será recompensado. Além disso, saber que terá participação sobre os resultados gerados pelo seu trabalho traz um sentimento de pertinência e corresponsabilidade, o que, em momentos de dificuldade, pode fazer a diferença para um negócio.

No entanto, para que realmente cumpra o seu papel, o sistema de remuneração deve ter clareza em seus objetivos e na lógica de seu funcionamento. Além disso, a disseminação das regras para todos é essencial. Cada empregado precisa compreender o seu lugar e papel no processo produtivo e como ganhará mais com a melhoria do desempenho.

É extremamente importante que todos os profissionais da organização conheçam a lógica e os critérios do sistema desde o começo, evitando expectativas irreais geralmente criadas por falta ou confusão de informações. Em resumo, é um processo que pode trazer resultados efetivos, porém é exigente e caso não seja feito de forma correta, pode acabar gerando mais frustração do que efetivamente motivando os empregados.

Comentários

Deixe o seu comentário