Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

A confiança como pilar das relações de trabalho

Publicado por:
10 dez

03.7

Todo mundo já ouviu, ao menos uma vez na vida, que “a confiança é a base de tudo”. E ela é, de fato, um dos mais importantes pilares de qualquer relacionamento, seja pessoal ou profissional. No entanto, é uma virtude que não se estabelece do dia para a noite; a confiança deve ser conquistada na prática, através de muita dedicação, tempo e diálogo.

No livro “A velocidade da confiança”, o autor Stephen M.R. Covey afirma que, no contexto das relações de trabalho, quando a confiança numa equipe está elevada, a performance aumenta. Quando está em falta, tudo anda devagar, causando prejuízos emocionais e financeiros. E isso é fato. No mundo corporativo, líder e liderados precisam estabelecer uma relação de confiança mútua para o trabalho fluir. Caso contrário, a relação pode se tornar insustentável.

Quando, de um lado, o gestor não confia no trabalho da sua equipe; e de outro, os empregados não legitimam quem está na liderança, isso irá gerar um desequilíbrio na relação como um todo, resultando em desmotivação, queda na produtividade, atrasos, falhas, conflitos e rotatividade. Por isso, a questão é simples:

Se o profissional confia no seu gestor, dificilmente ele questionará suas decisões ou ficará inseguro na hora de colocá-las em prática. E um líder que confia no profissional dará a ele a chance de abraçar as oportunidades e desafios que surgirem. E neste caminho para a construção de uma relação de confiança, algumas atitudes são bem-vindas, seja para gestores ou empregados.

Entre elas, o básico, que é trabalhar da melhor maneira possível, sempre com enquadramento profissional, honrando os prazos e compromissos estabelecidos. Depois, ser coerente, sempre alinhando discurso à prática, focando numa comunicação aberta e transparente, com respeito às diferenças e opiniões divergentes. Por fim, é ter na cabeça que ser uma pessoa confiável requer uma construção diária e que os resultados serão vistos no longo prazo