Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Tire a promoção da lista de desejos

Publicado por:
17 dez

03.111

O meu grande desejo é ascender na carreira e ocupar posições mais importantes dentro da empresa em que trabalho. Porém, vejo que tal aspiração nem sempre é alcançada tão facilmente, as vagas não são muitas e as disputas são bem acirradas. Então, o que devo fazer para ser lembrando numa próxima oportunidade de promoção?

Em primeiro lugar, é preciso conhecer a política de carreira e promoção da empresa em que trabalha e quais são os critérios utilizados. Depois, faça uma autoanálise e verifique se atende a todos os pré-requisitos. Avalie se seu desempenho e os seus resultados, de fato, vêm contribuindo para a empresa e fazem jus a uma promoção.

Outro ponto importante é se mostrar interessado na organização e no mercado em que ela atua. Seja um profissional dinâmico e proativo – não faça só aquilo que lhe é pedido, busque oferecer sempre mais; demonstre entusiasmo e preocupação com o trabalho, propondo soluções e mudanças que possam melhorar os resultados; e aceite os desafios que lhe são propostos, sem negatividade ou resistência. Tudo isso mostrará aos seus superiores que você tem real interesse e comprometimento com o negócio.

Também é recomendado conhecer o perfil e as exigências do cargo que está almejando e avaliar se consegue atender essas exigências, uma vez que a mudança exigirá novas habilidades e responsabilidades. Invista em si mesmo, lendo, estudando, fazendo cursos e capacitações que te preparem para tal posição.

E, não menos importante, não tenha medo de pedir para ser promovido, mas faça isso da forma correta. Avalie se o momento da empresa é oportuno. Muitos profissionais deixam de ser promovidos simplesmente porque não souberam interpretar a hora certa de pleitear essa mudança.

Caso entenda que o cenário é positivo, peça uma reunião com seu gestor e vá preparado: liste as razões pelas quais você merece ser promovido e não desista se a resposta for negativa. Pergunte se há algo que você possa fazer para melhorar sua performance no trabalho e conquistar a promoção no futuro. Com certeza, seguindo o caminho do comprometimento e desenvolvimento constantes, no momento certo ela chegará.