Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

O Momento de Empreender

Publicado por:
05 dez

9.31

Empreendedorismo é uma palavra que tem feito brilhar os olhos de muita gente. Porém, como já falamos anteriormente, ser empreendedor é muito mais do que mudar de área, função ou empresa. Significa uma mudança de estilo de vida. Mas como saber que é hora de largar o emprego para abrir o próprio negócio?
É difícil apontar um momento exato para começar a empreender. A decisão exige tanto uma autoanálise quanto um estudo do mercado, principalmente em tempos de crise. Neste caminho, considerar os seguintes pontos pode ajudar:

1. A atividade na qual deseja empreender te dá prazer e as pessoas, no geral, falam que você é bom nisso? Você tem evidências que esta sua competência pode gerar um negócio competitivo, que atenda a uma necessidade real de mercado? Se sim, este pode ser o primeiro sinal de que empreender tem chances de dar certo;

2. Seu novo projeto se aproxima daquilo que você entende como propósito de vida? Caso positivo, contabilize mais um ponto a favor;

3. Seu trabalho atual não te realiza pessoal nem profissionalmente e você só está nele para “pagar boletos? E ainda, você está preparado para abrir mão de um salário fixo e certo?

4. Conseguiu se programar financeiramente para suportar o início de um novo projeto, respeitando o tempo necessário que a maioria dos negócios exigem para remunerar o empreendedor?

Essas são apenas algumas questões importantes de serem avaliadas e que podem ajudar na reflexão sobre estar ou não preparado para empreender e se vale a pena investir na sua ideia de negócio. Porém, esta sempre será uma decisão muito particular, que deve ser basear também no seu momento de vida e considerar o movimento do mercado. É preciso avaliar friamente todo o cenário e fazer um plano de negócio, para que os riscos de uma decisão dessa natureza sejam os menores possíveis.