Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

O desafio da diversidade nas organizações

Publicado por:
28 nov

9.31

A valorização da diversidade é uma das maiores transformações sociais que estão ocorrendo nas empresas atualmente. Juntamente com os avanços digitais, elas estão acarretando grandes mudanças no mundo corporativo. Mas o que significa, de fato, a diversidade nas organizações?

É uma confusão comum achar que o termo diversidade se refere apenas a questões ligadas às pessoas com alguma deficiência ou de orientações sexuais diversas. O conceito, na verdade, vai muito além dessa percepção. A diversidade engloba as diferenças entre as pessoas e envolve raça, etnia, gênero, idade, habilidades físicas e mentais, religião, peso e aparência. Também podemos incluir nessa lista os atributos que definem a identidade e a forma de interagir e se relacionar de cada indivíduo.

Porém, muitas empresas ainda se apegam a conceitos pré-estabelecidos e ficam “aprisionadas” na busca por profissionais com perfis padronizados, seja para ganhar tempo no processo de alinhamento com a identidade da organização ou até para minimizar os conflitos, o que pode ser um erro. A experiência mostra que quando as empresas investem em pessoas com estilos, gêneros e vivências diferentes, os ganhos são consideráveis.

Equipes com formações e origens diversas podem ter muito mais facilidade em criar soluções e flexibilidade para adaptar-se a novas realidades de mercado. Além disso, formas de pensar e experiências diferentes podem ajudar, e muito, nas tratativas das questões do dia a dia profissional e, também, na promoção de ideais inovadoras.

Sabemos que pode parecer desafiador trabalhar com a diversidade e que, muitas vezes, pode até ser desconfortável aceitar a visão do outro. Mas os benefícios são tão maiores que o desafios que, sem dúvidas, vale a pena tentar.