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Atenção para o comportamento nas reuniões

Publicado por:
24 out

10.11

Não é incomum encontrarmos pessoas que se preocupam com cursos, treinamentos, novos idiomas, etc., como formas de se destacarem no mercado, mas que esquecem de coisas simples, mas que fazem grande diferença para a construção de uma boa imagem profissional. Um desses pontos é o comportamento nas reuniões de trabalho ou de negócios, oportunidade fundamental para aqueles que desejam crescer profissionalmente.

Mesmo assim, é grande o número de pessoas que não dão a devida atenção ao momento das reuniões e seguem cometendo erros básicos como chegar atrasado, estar despreparado nas apresentações, não levar o material necessário, estar desatento com o que está sendo exposto, etc.

É preciso entender que as reuniões são excelentes oportunidades para fazer um bom marketing pessoal e se mostrar comprometido com o trabalho, ganhando pontos a seu favor. Neste caminho, é importante ficar atento a algumas regras:

1. Pontualidade. Respeite os horários estabelecidos para os encontros e, caso identifique que chegará atrasado ou que precisará sair mais cedo, avise com antecedência e justifique-se;

2. Não esqueça de levar papel e caneta para anotar as informações passadas durante a reunião; isso demonstra que você está atento e interessado no que está sendo falado;

3. Cuidado para não monopolizar a fala e nem interromper constantemente os outros. Contribua quando for a sua vez ou quando sua opinião for solicitada.

E caso você seja o expositor da reunião, prepare-se bem e com antecedência. Organize todo o material que irá abordar, verifique se os recursos que pretende utilizar estarão disponíveis e teste antes da apresentação para evitar surpresas desagradáveis.

Por fim, lembre-se que o espaço da reunião é também um momento de avaliação do seu trabalho e, portanto, apenas um detalhe negligenciado pode por algo importante a perder.