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O planejamento das férias na gestão de equipes

Publicado por:
04 abr

05.2

Mesmo sendo garantido pela legislação, conceder férias aos profissionais da equipe ainda pode ser um pesadelo para muitas empresas. Porém, diferente do que acontecia há pouco tempo, quando era comum ver empregados vendendo dias de descanso, hoje a equipe tem aguardado ansiosa pelo tão sonhado momento de férias. Para a liderança, fica o desafio de se antecipar e planejar para passar uns dias com a equipe reduzida, sem transtorno na produtividade.

No entanto, o que vemos com frequência são gestores caindo na armadilha de adiar demais esse planejamento e sendo pegos de surpresa quando o RH avisa que determinado empregado precisa sair de férias. O resultado disso é uma equipe sobrecarregada porque não estava preparada para a ausência de um dos seus integrantes e um profissional desmotivado por não ter conseguido planejar com antecedência seu tão esperado período de descanso.

Para evitar esse estresse desnecessário, algumas dicas podem ser úteis:

1. Faça a programação de férias no início de cada ano, listando todos os empregados da equipe e quais serão seus períodos de descanso. Se possível, tente conciliar com a preferência do grupo. Para os meses mais concorridos, estabeleça critérios para definição de quem receberá as férias, como, por exemplo, priorizar os meses do recesso escolar para quem tem filhos nesta fase;

2. Leve em conta em quais períodos a empresa necessitará da equipe completa para evitar saídas nestas datas, seja por um aumento previsto na quantidade de demandas, data limite para entrega de um projeto ou relatório, etc;

3. Identifique com antecedência as necessidades para dar sequência a projetos e tarefas durante a ausência do responsável. Divida as atividades de forma clara. Se necessário, se coloque à disposição para assumir parte das demandas para não sobrecarregar o grupo;

4. E como evidência de cuidado com o empregado, avise com antecedência quando será o seu período de férias para que ele também possa se planejar.

Com antecedência e organização, a empresa ganha duplamente. Os serviços não deixam de ser prestados e o profissional fica satisfeito, pois teve seu período de descanso respeitado e tempo suficiente para planejá-lo e aproveitá-lo da melhor forma.