Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Sucesso na formação de uma equipe vai além da escolha de bons profissionais

Publicado por:
02 fev

10.0lideranca

Desenvolver um grupo de trabalho coeso e produtivo vai muito além do que apenas contratar bons profissionais. Transformar um grupo de pessoas numa equipe alinhada, entrosada e engajada com o trabalho é um desafio ainda maior para aqueles que estão iniciando um negócio ou projeto que requer profissionais com diferentes perfis de competência.

Formar uma equipe é uma tarefa exigente para qualquer liderança, mesmo aquelas mais experientes no assunto. Isso porque somente reunir talentos não garante o sucesso da empreitada. Cada profissional que chega com uma competência técnica, carrega consigo um conjunto de experiências singulares, vivências anteriores, às vezes bem sucedidas, outras nem tanto, e todo esse conjunto de variáveis terão impacto direto no novo grupo.

É nesse cenário que a gestão de pessoas se faz essencial. O gestor, na coordenação do trabalho de desenvolvimento desse novo grupo, precisa compreender que o resultado não acontecerá apenas porque se reuniu profissionais experientes e, portanto, prontos para realizar as tarefas com qualidade; ele somente acontecerá quando estas pessoas estiverem afinadas e trabalhando de forma integrada.

Existem alguns recursos para se conseguir que um grupo atinja o estágio de integração desejado:

• Trabalhar o propósito ou a razão de ser daquele grupo ou empresa. Dar clareza da sua missão e dos objetivos que se pretende atingir;
• Definir responsabilidades, diferenciando as atribuições de cada integrante, e elaborar um plano de ação em que todos consigam enxergar a sua importância e a dos demais para o resultado final;
• Estabelecer espaços de acompanhamento e troca de experiências, permitindo que cada um contribua com novas ideias e faça ajustes no projeto, sempre que necessário.

Na prática, estamos falando da elaboração e pactuação de um projeto de trabalho coletivo, com resultados esperados estabelecidos, condutas desejadas definidas e com um acompanhamento sistemático e norteador para todos. Quanto mais alinhada estiver a equipe, mais cada um se sentirá como parte fundamental do processo e corresponsável pelo sucesso da empreitada.