Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

A inovação pode estar nas pequenas coisas

Publicado por:
04 dez

9.31

O mercado está cada vez mais exigente e competitivo, e para se manter relevante, o profissional precisa pensar fora da caixa e ser criativo. Mas o que significa, realmente, ser uma pessoa que pensa de forma inovadora?

Muita gente ainda confunde inovação com criatividade. Porém, são dois conceitos diferentes. Não é preciso ser uma pessoa super criativa para ter ideias inovadoras. Inovar significa pensar diferente, buscar novas formas de olhar o que já existe. É conseguir fazer a mesma coisa de outra forma, mais eficiente.

É importante lembrar que, para inovar, não são necessários altos investimentos ou que só vale para as grandes empresas. Na verdade, a inovação pode e deve ser usada nas pequenas coisas. E se pararmos para pensar, temos a chance de inovar todos os dias em nossa rotina profissional, independente da área de atuação.

Mas, para exercitar a inovação, é preciso ter disposição. É importante sair do “piloto automático”, criar o hábito de refletir sobre o trabalho constantemente e estar sempre atento ao que pode ser melhorado. Criar grupos para pensar em soluções e fazer brainstorms em conjunto, promovendo discussões saudáveis, também ajuda e muito a exercitar a visão inovadora.

Além disso, é preciso atentar para o fato de que as melhores soluções podem surgir de onde nem se imagina e é longe da pressão do dia a dia que, normalmente, saem as melhores ideias. Ler, assistir filmes, estar atento às tendências, conversar com pessoas de outras áreas. Tudo isso pode ser um gatilho para a inovação.