Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Presentear na época do Natal exige cuidado e planejamento

Publicado por:
27 nov

11.2

Presentear quem nós amamos no final do ano é um prazer que pode se tornar um tormento se não houver um bom planejamento. Os gastos podem sair do controle na busca por presentes e levar a pessoa bem intencionada a já iniciar o ano novo com dívidas ou ainda mais endividada.

Para não desequilibrar o orçamento na época do Natal, o ideal é começar fazendo uma lista de presentes. Mas ao invés de listar quem você quer presentear, ponha no papel quem não pode deixar de receber uma lembrancinha. Em segundo lugar, seja realista sobre o quanto você vai poder gastar com essa demanda.

Uma saída para gastar menos é procurar por presentes alternativos aos que se vendem nos grandes centros de compras. No fim do ano, muitas instituições sociais fazem bazares com bons itens a preços menores, por exemplo. Uma alternativa pode ser comprar produtos artesanais, de pequenos produtores, como aromatizadores de ambiente e artesanatos em geral.

Uma terceira via é aproveitar suas habilidades e fazer você mesmo um presente. Se você tem dotes culinários, aproveite o momento para presentear com a sua produção caseira. Até mesmo um cartão personalizado pode ser uma alternativa de lembrança para uma pessoa querida.

Mas se ir às compras for essencial, o ideal é fazer isso com antecedência. Quanto mais próximo do Natal, menores serão as opções e maior será a possibilidade de gastar mais do que deveria. E lembre-se: mais vale a lembrança do que o valor do presente. A pessoa que recebeu provavelmente vai ficar mais feliz com a sua intenção de presenteá-la do que com o valor gasto nessa missão.