Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Coworking traz benefícios, mas exige cuidados

Publicado por:
30 jan

03.41

O conceito de coworking, espaço compartilhado em que pessoas e empresas dividem o mesmo lugar como escritório de trabalho, tem crescido nos últimos anos. Porém, este formato, apesar de trazer vários ganhos, também exige cuidados.

Mesmo tendo surgido há mais de dez anos nos Estados Unidos, o coworking só chegou ao Brasil com maior intensidade há pouco tempo, mas já tem se mostrado uma alternativa atrativa para os empreendedores e donos de pequenas empresas que desejam ter as facilidades de uma sala comercial, mas sem os altos custos operacionais gerados por um escritório próprio.

Entre os benefícios trazidos por um espaço de coworking estão, por exemplo, toda a estrutura que um escritório precisa já inclusos no “pacote”, como mobiliário, equipamentos eletrônicos, como impressora e scanner, serviços de internet, recepcionista e correspondência, entre outros. Esse formato também gera um ganho de tempo na medida em que tira das mãos dos profissionais a responsabilidade de gerenciar esses serviços, como, por exemplo, consertar um equipamento quebrado ou ligar para a empresa de telefonia quando surgir algum problema.

Além disso, trabalhar em um espaço compartilhado permite que o profissional tenha um contato maior com pessoas das mais diversas áreas, ampliando a sua rede de contatos. Esse relacionamento diário com outras pessoas de diferentes segmentos pode ser de grande serventia para adquirir conhecimentos, trocar ideias, criar parcerias ou até mesmo gerar negócios.

Mas e os cuidados na hora de optar por um coworking, quais são? Em primeiro lugar, é preciso escolher o espaço que mais se adeque ao seu perfil e que atenda às demandas do seu negócio. Busque um local que tenha regras de convivência para o uso do espaço coletivo, pois um ambiente desorganizado vai impactar negativamente na sua produtividade. E caso precise realizar reuniões ocasionalmente, opte por um coworking que disponibilize uma sala adequada para isso.

Outro cuidado que deve ser tomado é com a própria disciplina e foco. Telefonemas dos colegas, conversas cruzadas, brincadeiras, visitas recebidas e até mesmo a passagem constante de pessoas podem atrapalhar aqueles profissionais que precisam de silêncio e concentração. Por isso, é necessário ter capacidade de manter o foco e evitar dispersão, definindo uma programação de tarefas sistemáticas (com prioridades a serem cumpridas) para conseguir se manter sempre no rumo necessário.

Por último, mas não menos importante, é preciso, em espaços compartilhados, ter ainda mais cuidado com a circulação de informações, principalmente aquelas que dizem respeito a clientes e projetos. Atente para o material que deixa exposto, seja em papel ou na tela do computador, e ao teor das conversas que mantém em público, para não acabar expondo alguma informação ou cliente inadequadamente.