Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Aceitei uma redução de salário. Com fazer para não me desmotivar?

Publicado por:
14 jul

01.3 1

Com o mercado desaquecido, muitas empresas têm revisto a remuneração de alguns cargos, e é comum vermos profissionais buscando oportunidades com remuneração inferior a recebida anteriormente. Isso exige tanto uma mudança na forma de pensar quanto uma reprogramação das finanças pessoais.

Em primeiro lugar, ao se deparar com uma situação de redução de salário, é importante rever seu estilo de vida e tentar adequá-lo à realidade atual, evitando gastar mais do que o mercado está pagando. A mudança de hábitos é fundamental. Corte despesas como saídas extras, compras desnecessárias e reduza gastos com serviços que não sejam essenciais. Além disso, é possível que precise fazer uma mudança mais radical, como mudar a escola dos filhos, ajustar a lista de supermercado, optando por produtos mais baratos, e até, trocar de plano de saúde.

Esse é um primeiro passo para tentar se preparar mentalmente para um novo estilo de vida. Nada de ficar se lamentando pelo status ou remuneração perdidos. Pense que há muitos profissionais que não conseguem se recolocar rapidamente, e que você tem uma oportunidade de inserção.

Além disso, dentro do emprego atual, você pode mostrar bons resultados e ser reconhecido por isso a longo prazo, tanto com avanços na remuneração como com oportunidades de promoção. Por isso, ter uma postura positiva é fundamental.

Abrace o cargo, vista a camisa da empresa e se envolva na busca pelas soluções para as quais você foi contratado. Sua energia deve estar voltada para isso. Evite começar a trabalhar já pensando em buscar outra oportunidade. Assim, você verá que sua postura pode fazer toda a diferença no sucesso profissional.