Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Fui empresário a vida toda e minha empresa fechou. Como me recolocar?

Publicado por:
12 jul

01.3 1

Muitas empresas têm fechado suas portas ultimamente. Diante desse cenário, é comum que antigos empresários queiram ingressar no mercado de trabalho como empregados. O que pode ajudar nesse processo?

Em primeiro lugar, mudar a forma de pensar é fundamental. Se você está acostumado a ser o dono da empresa, precisa avaliar os prós e contras de passar a ser empregado. Ter uma remuneração estável, poder dividir as responsabilidades com colegas e fazer parte de um time podem ser alguns dos benefícios da inserção.

Mas se reinserir no mercado também exigirá que você tenha horários mais rígidos e precise apresentar resultados efetivos. Você será cobrado pelas entregas e qualidade do seu trabalho e terá um gestor a quem responder. Portanto, será preciso passar por um processo de adaptação.

E para conseguir entrar no mercado é importante seguir algumas dicas: primeiro é preciso cuidar do currículo destacando o que tem de diferencial e deixando claros os seus objetivos profissionais. Além disso, faça uma breve descrição das suas competências. Você precisará também divulgar na sua rede que está procurando uma colocação. Muitos não pensarão em você como uma opção, já que estão acostumados a vê-lo como dono de negócio.

Nas entrevistas, procure conhecer a cultura da empresa contratante e associar o que você tem de diferencial. Lembre-se que o fato de ter sido sócio de uma empresa pode ser uma vantagem, já que quem está acostumado a “pensar como dono” poderá ver necessidades que muitos não enxergam e ter o foco estratégico necessário a qualquer negócio. Entretanto, pode haver um certo receio do contratante sobre sua adaptação à nova realidade. Portanto, esclareça esse ponto na entrevista.

O caminho não é fácil. Recomeçar é sempre um desafio, mas uma experiência “do outro lado da mesa” pode ser bastante rica e gratificant